sexta-feira, 29 de abril de 2011

Napoleão - 1927

Cineasta: Abel Gance
Gênero: Biografia/ Drama/ Guerra
Origem: França
Áudio: Mudo
Legenda: Português/ Francês
Formato: Avi
Tamanho: 1,37gb


Salve !! Mais um filme lá do fundo do baú, 1927, preto e branco, mudo, com 222 minutos, estou sendo negativo ? Espero que não, o filme é absurdamente bom, embora eu tenha levado algum tempo a mais para digeri-lo. Aliás o filme é a prova de que nós atendemos pedido, então incentivo a deixarem pedidos na nossa conta do filmow. Mas vamos ao filme certo ? 

O longa fala desde a infância de Napoleão até a invasão da Itália pelo exercito francês em 1797, deixando o personagem com um tom carismático para o publico. Aliás é uma pena que a cinebriografia do imperador não tenha continuado, esse era apenas um de seis filmes que e surgiram como projeto inicial, e não foi por fracasso que o mesmo não continuo, até porque esse é um dos filmes mudos de maior sucesso no mundo todo, e até mesmo importância. É claro que para os dias de hoje, não é fácil assistir um filme praticamente documental, com 222 minutos, mas tenho em defesa do mesmo, o fato de em termos estéticos o longa estar muito a frente do seu tempo, contando com uma fotografia belíssima. E tamanha importância surgiu justamente com a qualidade técnica, Gance utilizou da montagem como elemento narrativo dramático sem alterar ou embelezar a história, um passo impotante para o realismo poético. E como elemento histórico, o filme não aborda só o talento militar de Napoleão, como tem uma seqüência incrível sobre a Revolução Francesa. 

Uma aula de história retratada no cinema. Mesmo não tentando exagerar, o filme é um tanto ufanista com relação a Napoleão, ele é visto como um grande ídolo, o que de certa forma eu não posso criticar, meus textos são sim pessoais, e eu sou fã de Napoleão. Contudo, apesar da parte histórica, ou mesmo roteiro, eu destaco o filme por seu plano de montagem, e a sequência de cenas, sendo assim Gance ganha o público, tornando o filme menos cansativo. Como eu mesmo disse, difícil de digerir, no entanto bélissimo e importante para os amantes do cinema, uma aula de história e cinema. É isso espero que gostem !!

DOWNLOADtorrent (site Cinema Classico)

Nenhum comentário:

Postar um comentário