segunda-feira, 4 de abril de 2011

Amnésia - 2000

Direção: Christopher Nolan
Gênero: Drama/Suspense
Origem: Estados Unidos
Idioma: Inglês
Legenda: Pt-Br


Acabo de sair um pouco da minha jornada pelos filmes europeus, mas como todos vocês que se interessam por cinema, estou em uma fase de experimentos que não vão acabar tão cedo, diante disso me deparei com um filme fantástico, do qual não pude ignorar. Sendo assim passo ele a diante. 

Basta começar falando que nos dias de hoje o quesito originalidade está cada vez mais raro, fato que não aconteceu a mais de 10 anos com esse trabalho dirigido por Christopher Nolan. Possivelmente o melhor filme da sua carreira, até então o melhor que eu pude acompanhar. Nolan se valeu em Amnésia de uma técnica chamada elipse temporal. A montagem foi toda elaborada na base das lembranças do protagonista, que sofre de esquecimento de coisas cotidianas, uma doença rara. Sendo assim os fragmentos vão fazendo sentido conforme a repetição de determinadas cenas, que além de tudo, são montadas de trás pra frente. Essa é com certeza a grande sacada, sem ela o filme se tornaria chato, ou mesmo sem qualquer emoção. Não se trata da forma como tudo se desenrola, conta o motivo de determinadas conclusões, os meios justificam os fins, isso fica bem nítido aqui. Um trabalho de montagem tão ousado quanto Pulp Fiction do Tarantino. Reforçando o ponto de vista, o roteiro ganha força na doença do protagonista e como isso é contado, ou seria apenas mais um roteiro drama sem razão. O suspense mais sutil que já vi, pois ele não fica lívido, o fato é que tudo vai se desmascarando aos poucos na sua frente de forma incrível, um modo diferente de usar do artifício suspense, um ponto a mais pro longa. Sem rasgar mais elogios a montagem (viva a montagem !!!) Vamos apenas a uma breve sinopse do filme.

Leonard tem como único objetivo apanhar e punir o homem que violou e matou a sua mulher, mas está limitado por uma estranha incapacidade de formar memórias recentes, devido ao violento ataque que sofreu naquele momento. Alguém que tenha conhecido, ou qualquer coisa que tenha feito depois, simplesmente desaparece da sua memória. Mas isso não o impede de continuar, utilizando o seu próprio corpo como um bloco de notas onde várias tatuagens o ajudam a relembrar o que viveu, ou o que acha que viveu.

Com um fim, começo impressionante, Amnésia é um ótimo programa, tão bom, que foi capaz de me tirar da Europa e me levar para os Estados Unidos em uma fração de...post ? Bem é isso, espero que gostem, e lembrem do filme para me contar depois (hahaha piadinha boba). Bom filme !!

2 comentários:

  1. Guy Pearce? Agora eu assisto msm *-*

    Boa resenha ^^

    ResponderExcluir
  2. Porra esse filme é muito doidão é muito bom e doidão, revirando na net vi um maluco que fez duas linhas temporais, uma quando o filme está em preto e branco e outra quando o filme transcorre de ttrás pra frente e dá certinho, já chegay na neura de assitir o filme de trás pra frente, ou melhor do final para o começo e não tem a mesma emoção a história é normal, depois q eu fui entender que o jeito de contar a história que é o legal do filme.

    ResponderExcluir