GÊNERO: DRAMA
ÁUDIO: INGLÊS
LEGENDA: PT-BR
TAMANHO: 670MB
FORMATO: RMVB
DURAÇÃO: 177MIN
Em 1945, Don Corleone (Marlon Brando) é o chefe de uma mafiosa família italiana de Nova York. Ele costuma apadrinhar várias pessoas, realizando importantes favores para elas, em troca de favores futuros. Com a chegada das drogas, as famílias começam uma disputa pelo promissor mercado. Quando Corleone se recusa a facilitar a entrada dos narcóticos na cidade, não oferecendo ajuda política e policial, sua família começa a sofrer atentados para que mudem de posição. É nessa complicada época que Michael (Al Pacino), um herói de guerra nunca envolvido nos negócios da família, vê a necessidade de ingressar na "familia".
Bom decidi dessa vez começar só por um aperitivo básico do filme, que é o melhor filme de máfia, gângsters e afins já feito. Francis Ford Coppola, com apenas 33 anos, até então quase um desconhecido, com poucos filmes no currículo, assumiu a frente do projeto, e por sorte de toda a produção, não poderia haver outro diretor para este filme, Coppola mostrou ter competência o suficiente para levar a produção da Paramount não só a frente, mas também escrever o seu nome na história do cinema, com um dos longas mais bem feitos de todos os tempos, e por que não dizer completo ?! Em pensar que os produtores queriam transpor todo o filme para os anos 70, tentando baratear os custos da obra, mal sabiam eles que as bilheterias iriam alcançar sucesso destacado, uma verdadeira fortuna, comparado ao investimento. Por sorte Coppola conseguiu tudo o que queria para realizar seu filme, até mesmo contar com Marlon Brando no papel de Dom Vito Corleone, o chefe da familia, que todos duvidavam da presença, e acertou em cheio em sua aposta em Al Pacino, no papel de Michael Corleone, sendo que os produtores torciam o nariz. Ainda bem que o diretor as vezes consegue barras os produtores, porque essa dupla é o grande destaque do filme, a grande estrela e o protagonista, simplesmente isso.
A sinopse sugeriu que a história seja simples e fácil de entender ? Contudo, não é isso que você vai encontrar em O Poderoso Chefão, não é como Scarface, aonde as intenções de De Palma estão completamente explicitas, cada ação que um personagem toma neste filme, deixa tudo muito mais complexo. Fica impossível para uma pessoa entender tudo à primeira vista, porque alguns personagens tomam atitudes baseadas no código da máfia, (não confundir nada pessoal com negócios, um exemplo simples) a forma na qual Coppola conseguiu dar realismo ao seu roteiro. O grande méritos do filme é que, para que ele seja inteiramente compreendido, você tem de pensar como os personagens, fazendo com que você viva a história, sinta mais de perto toda aquela tensão. Não seguindo essa linha, as ações serão possivelmente interpretadas de formas diferentes de suas intenções.
A técnica do longa é algo a frente de seu tempo. Além de ter alguns planos minuciosos, longos e de significados profundos, as luzes contribuem para um clima sempre quente, acolhedor, mesmo com cenários urbanos e sem serem necessariamente bonitos, com exceção da Sicília. Não é por acaso que o filme ganhou três prêmios na Academia, roteiro adaptado, ator e filme. Não sei porque estou me derramando pelo filme, isso não é nada pessoal, são só negócios, hahaha, completo, arrasador, realista (e eu já sofri criticas por usar essa palavra), ousado, equilibrado e mesmo assim violento, esse é o convidativo e chamorso "O Poderoso Chefão", se você quer saber um pouco mais de cinema, assista esse longa, um dos melhores já feito. É isso espero que gostem !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário