quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Jackie Brown - 1997

CINEASTA: QUENTIN TARANTINO
GÊNERO:
POLICIAL
DIÁLOGO: INGLÊS
LEGENDA: PT-BR
DURAÇÃO: 151 MIN
FORMATO: RMVB




Jackie Brown, lançado em 1997, é o único filme do diretor Quentin Taratino inspirado em um texto literário, a obra é o romance Ponche de Run, de Elmore Leonard.




Jackie Brown é a uma obra mais delineada que os seus primerios sucessos Pulp Ficiton e Cães de Aluguel, mais pensante, sem a pulsação frenética de personagens e diálogos de outrora. A narrativa é menos complicada e a aposta não está tão somente focada em malabarismos estético-narrativos, mas cuidadosamente direcionada a mais uma homenagem: desta vez ao blaxploitation, subgênero no qual a protagonista do filme em questão, Pam Grier, já foi musa. Como já citei em um outro post, Tarantino tem costume de freqüentar gêneros variados em seus filmes, contando com homenagens aqui e ali. Apesar de Jackie Brown não empolgar tanto como suas obras antecessoras, não deixa de contar com um roteiro inteligente, muito bem formulado, mostrando assim a "originalidade" de Tarantino, ou melhor dizendo sua capacidade de buscar elementos diferentes a cada criação, sem deixar suas marcas para trás, que isso fique bem claro.




Vale falar um pouco do sagaz elenco escolhido por Tarantino. Ele conta com Samuel L. Jackson e Robert De Niro, dois parceiros de crime completamente diferentes, um dono da situação, o outro marcado pela recente saida da prisão, com aspecto calado, pensativo, um homem "morto" pela vida que levou. Outros talentos ainda são levados em conta como Pam Grier no papel principal, nos deixando em certos momentos confusos com suas reais intenções e não menos importante Robert Forster, que nos faz de certa maneira lembrar dos antigos papéis de Bogart em antigos filmes policiais. Afinal um bom elenco sempre ajuda.




Jackie Brown não é apenas um filme feito para os fãs do diretor. É um divertido filme policial, ainda que esteja longe da genialidade de Pulp Fiction e ainda que não tenha a agilidade e perfeição de Cães de Aluguel, vale conferir, afinal as comparações sempre nos limitam, portanto assista ! É isso espero que gostem !!




Um comentário:

  1. Já tinha baixado pela Pam Grier (Adoro *-*) mas a resenha me incentivou a assistir. Depois comento.

    ResponderExcluir