GÊNERO: DRAMA/FANTASIA
DIÁLOGO: INGLÊS
LEGENDA: PT-BR
DURAÇÃO: 105MIN
Tim Burton e Johnny Depp já fizeram parcerias fantásticas ao longo do tempo, algumas das melhores do cinema, eis aqui a melhor delas.
Como definir Edward Scissorhands (nome original) ? Tentarei resumir de maneira carinhosa, afinal é um filme que mexe comigo. Esse filme, é um lindíssimo conto de fadas contemporâneo, assumidamente inspirado em Bela e a Fera, Frankensteín, Pinóquio e O Patinho Feio, com um toque sombrio que só Tim Burton é capaz. O filme é também composto de uma critica direta a discriminação da sociedade para com as pessoas diferentes, é claro que sendo um "conto de fadas" a situação é inusitada, propondo algo que não viria a acontecer, entretanto, precisamos analisar o contexto montado através dessa estrutura. Edward é um humanoide não concluído com o seu criador, que possui tesouras ao invés de mãos. Encontrado por uma mulher, Edward, um monstro sensível, é jogado ao convivio com os seres humanos, passando assim a conhecer todos os tipos de sentimentos, e suas conseqüências. Nítidas referencias ao modo forçado de inclusão, aonde as pessoas tentam te modelar ao modo de vida delas, como partindo para um lado de certa forma próximo ao já referido, o filme analisa as dificuldades de ser diferente, e o resultado por não ser incluído devidamente em um modelo de vida.
Falando de uma parte que gosto mais de observar, a estética do filme é lindíssima, o figurino imposto a Edward (Johnny Depp) os efeitos de inverno, tudo que foi explorado no gelo, os jardins, o cenário em si é perfeito, muito bem trabalhado. Há um contraste visível entre as cores. A cidade inteira é de um colorido enjoativo e pedante, cores muito fortes e variadas, enquanto o castelo, é escuro e coberto de neblinas e completamente isolado. As roupas de Edward são pretas, seu rosto é pálido e cadavérico, enquanto na cidade, todos usavam maquiagens e possuíam roupas alegres e coloridas. Isso nitidamente volta a minha analise a critica do filme, Edward é de todo diferente. Contudo indo para outro rumo, Tim Burton também inverteu valores na exploração das cores, o colorido dos habitantes não demonstrava a condição de realização de cada um, enquanto Edward vestido em trajes pretos e de aparência cadavérico, ardia em vontade de viver, sendo demasiadamente ingênuo, extinguindo qualquer preconceito visual.
Edward é um gótico, punk, ou qualquer grupo de adolescentes não aceitos pela sociedade conservadora, representa as minorias e os excluídos. Bom não sei se exagerei. mas é isso. Espero que gostem !
DOWNLOAD
Nenhum comentário:
Postar um comentário