domingo, 13 de fevereiro de 2011

Apocalypse Now - 1979

CINEASTA: FRANCIS FORD COPPOLA
GÊNERO
: GUERRA/DRAMA
DIÁLOGO: INGLÊS
LEGENDA
: PT-BR
DURAÇÃO: 153 MIN
FORMATO: RMVB

"Você não tem o direito de me julgar. Tem o direito de me matar, mas não de me julgar."

Apocalipse Now é um maravilhoso estudo sobre a ambigüidade do ser humano e os irreparáveis efeitos causados pela guerra em sua mente. Explora a loucura causada pelo poder e a irracionalidade que podemos atingir, ou seja, o filme explora muito mais que mais um exercício de guerra, ele visa a dualidade do ser, e os efeitos devastadores que certas coisas causam sobre ele, sem contar é claro de um nítido protesto, por meios bem explorados contra qualquer manifestação repulsiva de violência, talvez um dos pontos mais marcantes no combate a guerra.





Reconheço, não é um filme fácil, eu mesmo demorei para dissolver tudo o que passei a compreender, fui assistindo, pausando, refletindo, e ainda não me sentia apito a descrever com competência essa obra. Depois desse processo de "digestão" me senti obrigado a divulgar aqui no blog um dos grandes marcos do cinema.




Após voltar do Vietnã, o capitão Benjamin Willard (Martin Sheen) é convocado pelas Forças Especiais do Exército para a secreta missão de encontrar e matar o coronel Walter Kurtz (Marlon Brando) que, segundo as autoridades do exército norte americano, enlouqueceu e passou a agir de maneira absolutamente incompreensível na selva do Camboja. Durante esta viagem o capitão Willard descobrirá, através dos horrores da guerra e de seu efeito alucinatório, que a distância entre o que se julga racional e irracional não é tão grande quanto imaginamos.




Divagando só um pouquinho mais, temos aqui um longa de questionamentos e não de respostas,com frases e diálogos inesquecíveis, de tudo inteligente, já que o espectador fica livre para matutar e até mesmo criar possibilidades em sua mente, sair por ai ainda na atmosfera do filme, quem sabe ? Aliás chega de reflexões, o que vale mesmo é conferir ! É isso, espero que gostem !









Nenhum comentário:

Postar um comentário