sábado, 5 de fevereiro de 2011

2001 Uma Odisséia no Espaço - 1968

CINEASTA: STANLEY KUBRICK
GÊNERO: FICÇÃO CIENTÍFICA/SUSPENSE
FORMATO: RMVB
ÁUDIO: INGLÊS
LEGENDA: PORTUGUÊS


Permitam-me dizer que senti pontadas na cabeça depois de concluir esse filme. Talvez a obra mais complexa que vi até então. Kubrick vem cheio de questionamentos, o filme não te afirma nada, lhe deixa diversas duvidas, focando a nossa existência. Não há até hoje uma definição ideal para esse filme, que é a melhor ficção científica que a telona já viu. Vamos mastigando os fatos, e com isso ganhando mais pontadas na cabeça.





O filme é em suma completo. Os efeitos são extraordinários pra época, tudo feito no mais absoluto talento, já que não havia recurso dos computadores na época, e olha que o espaço projetado é fascinante até os dias de hoje. Tudo parece ser extremamente proposital, até mesmo a lentidão do filme combina com o ambiente espacial, tudo parece em câmera lenta, e até mesmo a condução do filme é assim, de certa forma as vezes valorizando mais a imagem e o som das cenas que propriamente um roteiro ou dialogo formado por ele. Podemos focar até nos detalhes que a imagem te proporcionam, como a sala gigante de exercícios, construída para ser rotacional, dentre outros planos da nave. Na parte sonora, é claro a trilha do filme rouba a cena, musica clássica que conseguiu se unir a "lógica" do filme como nenhuma outra poderia.




2001, Uma Odisséia no Espaço marca como a ficção mais importante do cinema, já que antes dela ficção era um monte de monstros com efeitos bobos e roteiros perdidos, daí pra frente o gênero foi mais levado a sério. Não vou criar uma sinopse, prefiro deixar a sensação de curiosidade sobre você caro internauta. È isso espero que gostem !!




Nenhum comentário:

Postar um comentário