segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Vincent - 1982


DIRETOR: Tim Burton
GÊNERO: Animação/ Terror
ORIGEM: EUA
ÁUDIO: Inglês
LEGENDA: PT - BR
DURAÇÃO: 5 Min.
COR: Preto e Branco
FORMATO: Rmvb


Vincent é o primeiro curta-metragem escrito e dirigido de Tim Burton e ele se torna importante porque, muito se diz a respeito do estilo e dos elementos usados em toda a carreira do diretor. É por este curta também que começou sua carreira como diretor Cult.

O curta foi feito enquanto Burton trabalhava na Disney (motivo até de sua demissão por não ser “um filme para a família”), e tem como narrativa um poema escrito pelo mesmo e narrado pelo ator e grande ídolo de Tim Burton, Vincent Price. O filme tem variadas referências como os contos de Edgar Allan Poe (tanto na estética mórbida e nas cenas que sugerem algumas histórias, como uma própria citação), ao filmes de terror vindos do expressionismo alemão (O Gabinete do Dr. Caligari, Nosferatu) e os filmes B, pelo qual também era um grande fã de cineastas como Ed Wood.

A técnica usada para esse curta foi o stop-motion e, mesmo com esse tipo de recurso, pode se notar um ótimo trabalho de câmera, dando destaque ao travelling que acompanha o gato preto ao inicio do filme o “zoom out” ao final enquanto é citado “O corvo” de Edgar Allan Poe. Assistir esse curta é uma aula fantástica sobre as referências e o estilo de Tim Burton e sobre o cinema expressionista.

2 comentários:

  1. MUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUITO bom *-*

    ResponderExcluir
  2. gostei pra caramba, meio que resume o Tim Burton

    ResponderExcluir