domingo, 23 de janeiro de 2011

V de Vingança - 2006


DIREÇÃO: James McTeigue
GÊNERO: Ação/Suspense/Drama
ORIGEM: EUA/Alemanha
ÁUDIO: Inglês
LEGENDA: PT -BR
DURAÇÃO: 120 Min.
COR: Colorido
FORMATO: Rmvb

Posso falar que este é um dos melhores filmes baseados em História em Quadrinhos (senão o melhor). Posso ainda mais, é um dos grandes filmes que retratam uma sociedade distópica juntamente com Laranja Mecânica, Blade Runner, Metropolis, etc...


V de Vingança foi baseado em um quadrinho de Alan Moore (Watchmen e Liga Extraordinária) e com boa parte dos desenhos feitos por David Lloyd. O quadrinho, com uma história muito mais extensa, narrava a vida de um anarquista que utiliza uma mascara de Guy Fawkes em um antiutopico futuro no Reino Unido. O filme seguiu essa direção superficial focando mais na idéia do “golpe” nesse Estado totalitário, governado por Adam Sutler (Qualquer semelhança com o nome Adolf Hitler é mera intencionalidade), e a relação entre V e Evey. A todo o momento é feito um paralelo entre o que ocorreu no passado das duas personagens centrais e o resultado que seria a sociedade Londrina sob o governo do único partido que “sobreviveu” a guerra biológica, o “Fogo Nórdico”.


Como poucos filmes de ação e/ou história em quadrinhos, nós é passada uma idéia central que nos faz traçar um pensamento entre esse mundo distópico e a realidade, cria-se uma grande reflexão sob o quanto somos subordinados a regras e o quanto ela nos priva da liberdade com a alegação, utilizada até mesmo em panfletos no filme: “Para sua proteção”.
Pois é, um filme que surpreende e que não exagera nem em efeitos especiais nem em ações irreais. Com uma narrativa que mescla a ação de um ideal e o drama de um homem que esqueceu sua “humanidade”, por culpa de um Estado corrupto e totalitário. A vingança se mostra a cada cena nas cores vermelho e preto... Sangue e desilusão, fúria e morte. Enfim, uma frase logo ao inicio do filme, diz tudo: “O único veredito é a vingança.”

3 comentários:

  1. V não é só um anarquista é uma ideia e a ideia dele muda o mundo e isso faz dele o meu super-heroi predileto.

    Blade Runner LOL lá vem os Replicantes de novo os dois estão na lista "Veja antes de morrer"

    O mais legal desse filme é que retrata algo parecido ao "World Trade Center" hipoteticamente falando é claro é por isso que esta no top da minha lista \o

    ResponderExcluir
  2. Blade Runner, me deu vontade de postar \o/

    ResponderExcluir
  3. Esse filme é bom sim! Mas frente ao quadrinho é muito inferior! Quem leu, sabe do que estou falando!

    ResponderExcluir