quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

O Mundo Imaginário do Dr. Parnassus - 2009


Título original: The Imaginarium of Dr. Parnassus
Direção: Terry Gilliam.
Roteiro: Charles McKeown e Terry Gilliam
Duração: 122 min
Gênero: Aventura
Áudio: Inglês/Português
Legenda: Português


Infelizmente este foi o último filme do querido Heath Ledger, o eterno Coringa e Ennis Del Mar. E eterno personagem de muitos outros filmes. Ledger neste filme é Tony um jovem que só pensa em ‘ajudar’ as crianças abandonadas. Foi encontrado enforcado debaixo de uma ponte por Anton (Andrew Garfield),e pela linda e jovem Valentina (Lily Cole). Anton e Valentina o ajudam e o põem dentro de um baú. Um pouco mais a frente, descobre-se que Tony está vivo.


Dr. Parnassus(Christopher Plummer) é um homem que pede a vida eterna ao Diabo, este conhecido como Nick(Tom Waits), o diabo aceita a troca, desde que Parnassus dê a sua filha quando ela completar 16 anos. Achando-se mais esperto e acreditando que nunca terá uma filha, aceita. Mas o destino lhe dá um golpe quando Parnassus apaixona-se por Valentina e juntos tem uma filha. Valentina morre e deixa com ele a pequena Valentina. É aí que começa o filme.


Parnassus diz vender sonhos, truques. Anda com um caminhão velho rodeado um mundo fazendo os seus ‘truques’. Tem ajuda de Percy(Verne Troyer), um anão e melhor amigo, também imortal.


Parnassus pede para que sua filha diga a todos que tem 12 anos, apesar de ser bem claro que alguns anos a mais. Tudo para protegê-la do Diabo. Nick reaparece três dias antes de Valentina completar seus 16 anos, como um novo acordo, Parnassus diz que se conseguir cinco almas a ele antes do aniversario de sua filha, ficará com ela, se não, ela será do Diabo. Nick aceita. Então começa a viagem e desespero de conseguir estas almas em apenas três dias. Mas o teatro esta em decadência, ninguém mais acredita nos truques verdadeiros de Parnussus e sua trupe. Neste período aparece Tony, um jovem que sabe convencer as pessoas. Ele é a primeira alma de Parnassus. Anton vê-se sem saída ao notar que Valentina apaixona-se por Tony, fica a dizer que Tony não é confiável, afinal, nunca diz sobre seu passado ou quem é. Ninguém acredita nela, afinal, com a ajuda de Tony, a coleta de almas fica mais fácil. Ah sim. Os sonhos começam a existir atrás do espelho, a principio, se parece apenas um espelho comum, mas ao entrar, lá se torna o que desejar. Ao ficar preso neste mundo imaginário, Tony começa a ser descoberto, seu rosto vai mudando. Nele, deixa de aparecer Ledger e passa primeiramente ao maravilhoso Johnny Depp, depois a Jude Law e por último a Colin Farrell. Então, todos os quatro (Parnassus, Valentina, Anton e Percy) descobrem o passado imundo de Tony. No fim, Parnassus consegue vencer a aposta com Nick, mas não encontra a sua filha, que se perdeu no mundo de Parnassus e não se sabe se conseguiu sair de lá ou se morreu.


O filme é maravilhoso, psicodélico e simples ao mesmo tempo. Sem contar com o grande elenco. Infelizmente, Ledger não conseguiu terminar o filme, o que fez Terry Gilliam quase desistir do filme, mas os três amigos do australiano apareceram e salvaram o filme. Talvez se não houvesse a mudança de atores, nunca teria ficado tão genial. Claro, Ledger fará sempre uma incrível falta.


Um comentário: