Origem: Itália
Gênero: Drama
Áudio: Italiano
Legenda: PT-BR
Salve, salve ! Mais uma vez pedindo desculpa pela falta de frequência, mas voltamos com o que há de melhor nesse blog (ao menos pra mim) Federico Fellini. Estive comentando com uma amiga esses dias, que o mais legal nos filmes do diretor italiano é relembra-los, e quando isso se passa, parece que revivenciamos um sonho e não um filme. Ao assistir, fico embasbacado com as alegorias, e todas elas servem de adereço a afirmativa que fiz anteriormente, apenas essa análise já deve chamar atenção para quem gosta de arte.
O filme em si, conta a história de Giaccomo Casanova, um estudioso e filósofo veneziado, famoso por suas conquistas, por seus dotes sexuais. Vários fragmentos da vida dele são expostos, revelando um ser solitário, que se apaixona pelas situações e não pelas pessoas, belamente representado em seu ultimo amor, uma boneca de madeira.
Fellini conseguiu adaptar a história de Casanova aos seus trejeitos, e deu um sabor melancólica a vida do mito. Basta analisar o modo como foi figurado o protagonista, um homem que é reconhecido como conquistador, mas que não é levado a sério como estudioso, apreciado em todas as cortes, no entanto sem oportunidade de exercer suas idéias. Como que para findar isso, observamos Casanova já idoso, perdendo de vez sua influência sobre as pessoas. O tom triste não atrapalha a sucessão de cenas memoráveis, o fato é que a eterna procura de Casanova é idêntica a muitos de nós, que passamos a vida tentando nos encaixar de alguma forma, mas sempre perdemos o foco. Isso não é um bem comum, no entanto, o mundo não é feito de paridades, e para essas brechas, o filme é um prato cheio.
Bem se trata de um legitimo Fellini, teatral, um pouco circense, com Nino Rota no comando da trilha sonora, sem mais. Bom filme !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário