GÊNERO: TERROR/DRAMA
ORIGEM: UK
ÁUDIO: INGLÊS
DURAÇÃO: 119 MIM
COR: COLORIDO
LEGENDA: PORTUGUÊS
Para que tantos exageros em um filme de terror ? Tantos efeitos, tantos monstros ? Pois é, parece ter sido uma das perguntas que veio a mente de Kubrick antes de realizar essa obra prima. Embora o livro de Stephen King seja realmente genial, Kubrick mudou um pouco a visão do escritor, transformando o longa em um terror com maior ênfase psicológica, ao invés dos fantasmas especificamente expostos por King. Parece que o resultado, incomodou os fãs do escritor, enquanto os fãs do diretor depreciam a obra original. Como fã de ambos, e falando sobre o filme, não poderia ser diferente, qualquer excesso na época ridicularizaria o filme, tanto quanto já fizeram em algumas adaptações de livros do King.
Olhando pela lado estético, o cenário é realmente impressionante, o espaço demasiado nos da aquela terrível sensação de frio na barriga, pois não se sabe o que esperar de tanto. As cenas por tanto ficam com uma dimensão assustadora, aflorando assim o conceito de terror do diretor.
Falando do filme em si, as doses do sobrenatural são expostas aos poucos, por isso o clima de perturbação é tão evidente. Jack Torrance (Jack Nicholson) é um escritor com crise de criatividade, que recebe a chance de trabalhar como zelador em um Hotel paradisíaco fora de funcionamento durante o inverno. O espaço perfeito para que ele possa trabalhar em seu texto. Consigo, leva sua esposa e seu filho. O isolamento começa a incomodar a familia, e as condições climáticas aumentam a sensação de isolamento. Danny o filho do casal começa a ter sensações sobre o lugar, e prevê todo o descontrole de seu pai. Torrance realmente começa a enlouquecer, motivado pela energia ruim que assombra o Hotel Overlock. seu estado emocional começa a afetar a familia, junto aos espiritos que querem a sua destruição. Continuando...Não, não vou continuar, assista ! Vale ressaltar que Jack Nicholson teve uma das melhores interpretações de sua vida nesse filme.
Apesar das criticas, vale conferir esse que é um os melhores filmes de Stanley Kubrick, para quem não o conhece, associe-o a "Laranja Mecânica", ou seja quem gosta desse classico, confira também "O Iluminado". É isso, espero que gostem !!
Filme fodão. Vale lembrar que o sistema de camera usado pra acomanhar as cenas de triciclo foi usado pela primeira vez nesse filme, idéia do tio stan.
ResponderExcluirVale lembrar q Nicholson é a maior expressão do cinema ele é sarcastico,doente,maniaco ele é foda
ResponderExcluirum mito e kubrick fez realmente um trabsalho espetacular nesse filme o garotinho andando pelos corredores e nunca se sabia oq viria depois
cenario foda td foda absurdamente genial *__*