sábado, 15 de junho de 2013

Além da Escuridão - Star Trek (2013)

Direção: J. J. Abrams
Origem: E.U.A
Gênero: Aventura/Ficção
Idioma: Inglês
Legenda: Pt/Br
Formato: Rmvb



Além da Escuridão - Star Trek

Há do que se reclamar. Mas é tão pouco que mal vale em contexto.

A realidade paralela dirigida por J. J. Abrams divide umas duas ou três características com "Os Vingadores", outras mais com o legado de Star Trek e inúmeras com o coração dos fãs. J. J. Abrams nos brinda com uma aventura de ação refinada a um ponto que ela deixa de ser alegórica, e faz parte importante da trama. E isso é raro. Mas vamos em frente.

Em sua nova missão, a tripulação da nave Enterprise é enviada para um planeta primitivo, que está prestes a ser destruído devido à erupção de um vulcão. Spock (Zachary Quinto) é enviado para dentro do vulcão, onde deve deixar um dispositivo que irá congelar a lava incandescente. Entretanto, problemas inesperados fazem com que ele fique preso dentro do vulcão, sem ter como sair. Para salvá-lo, James T. Kirk (Chris Pine) ordena que a Enterprise saia de seu esconderijo no fundo do mar, o que faz com que a nave seja vista pelos seres primitivos que habitam o planeta. Esta é uma grave violação das regras da Frota Estelar, o que faz com que Kirk perca o comando da nave para o capitão Pike (Bruce Greenwood). A situação muda por completo quando John Harrison (Benedict Cumberbatch), um renegado da Frota Estelar, coordena um ataque a uma biblioteca pública, que oculta uma importante base da organização. Não demora muito para que Kirk seja reconduzido ao posto de capitão da Enterprise e enviado para capturar Harrison em um planetóide dentro do império klingon, que está à beira de uma guerra com a Federação.

Se já mencionei a ação, vou abordar mais a trama que ela casa. Roberto Orci e Alex Kurtzman fazem um roteiro muito bom, em que a aventura é levada com um clima mais pipoca. Mas ainda assim, humano. A diferença que faz "Star Trek" não ser inferior a "Star Wars" é essa: Enquanto a obra de George Lucas, prima pela epopéia sonhadora e fantástica, a obra de Gene Roddenbery se concentra em humanizar as situações de seus personagens fantasiosos. Os personagens e seus sentimentos são mais importantes que a própria Enterprise. E aqui está uma das semelhanças com "Vingadores" que Star Trek tem. Há diversas situações, em que nada é apresentado. A trama de seus personagens apenas acontece, e flui. Em doses diferentes, isso funcionou nos dois filmes.

Porém tem a ausência de um cânone central de Star Trek. A filosofia abordada em seus roteiros únicos. Os episódios da série clássica abordavam temas sociais mais fortes do que muitos filmes de ficção científica da atualidade. Eu creio que em "Além da Escuridão" a filosofia ficou mais contida na moral de seus personagens, do que no todo que englobavam.

Acho que todo mundo já sabe quem é o personagem de Benedict Cumberbatch. Mas não vou falar, só pra respeitar o protocolo. Basta dizer que outra diferença é que ele é um personagem solto. Em "Jornada nas Estrelas - A Ira de Khan" tinhamos mais noção desse grande personagem. Mas aqui, mesmo que rápido, a atuação de Cumberbatch é ótima. Tinha gente o comparando ao Coringa de Heath Ledger (Mas na verdade, tudo é comparado com aquilo agora.) Mas eu asseguro, a única semelhança de ambos é que só são frenesi. Não possúem início e nem fim. Apenas o meio. Cumberbatch até tem início, mas como citei, está solto dele. Sua postura e trejeitos são os de um Loki do Tom Hiddlestone em um dia de péssimo humor. Essa é a outra e última semelhança com Vingadores. Além de Benedict, assim como Hiddlestone, será o próximo ator feio a cair no gosto das garotas nerds dessa geração. Mas assim como tal, será lembrada.

E assim como o resto do elenco, a verdade reconfortante. Nenhum é a sombra dos seus predescessores. Chris Pine é o Kirk dali, Zachary Quinto é Spock, Zoe Saldana é Uhura , Karl Urban o Dr. McCoy. Nada de reflexos pálidos. Cada um honra seu papel. Só me incomoda a perfeita Alice Eve não ter tanta relevância a trama. Longe de mim reclamar dela estar ali pra aparecer de calcinha e sutiã, mas pensei que a adida fosse mais significativa. Mas não creio que seja um erro. Afinal, se tem uma coisa que os coadjuvantes fazem em Star Trek, é "coadjuvar". Chekov (Anton Yelchin) e Sulu (John Cho) provam isso.

As sequências de ação (Na Terra e no espaço.) com um 3D competente e um CGI cuja qualidade todos já sabiam, e lutas finais são perfeitas, e a trilha sonora de Michael Giachino é a provavelmente a única rival à altura da trilha de Hans Zimmer para "O Homem de Aço". Espero por uma merecida terceira parte. E fico cada dia mais apreensivo pela presença de Abrams apenas como produtor. Já que estará com a mente concentrada no próximo Star Wars. Quem receber a direção da USS Enterprise, terá que honrar essa série revitalizada e seu legado. E quem sabe, só ousar um pouco mais no roteiro. Mas se manter esse nível está ótimo também.

E é ressaltando a sempre bem-vinda aparição de Leonard Nimoy que eu digo:


Vida longa e próspera.

Download

3 comentários:

  1. Só é uma pena que na verdade o link não seja pra esse filme, mas pro de 2009.

    ResponderExcluir
  2. Olá Skyter Von Doom,

    Sou leitor do CinePub Café e sou cinéfilo de carteirinha. Eu estou mandando esse email porque estou trabalhando numa empresa que desenvolveu um portal sobre cinema - o Cinema Total (www.cinematotal.com). Um dos atrativos do site é que você cria uma página dentro do site, podendo escrever textos de blog e críticas de filmes. Então, gostaria de sugerir que você também passasse a publicar seus textos no Cinema Total - assim você também atinge o público que acessa o Cinema Total e não conhece o CinePub Café.

    Se você gostar do site, também peço que coloque um link para ele no CinePub Café, na seção Parceiros.

    Se você quiser, me mande um email quando criar sua conta que eu verifico se está tudo ok.

    Um abraço,

    Marcos
    www.cinematotal.com
    marcos@cinematotal.com

    ResponderExcluir
  3. Ola gostaria de sabe se você gostaria de fazer parceria com meu blog tenho um blog do mesmo gênero que o seu e gostaria de sabe se podemos fazer parceria de links espero sua resposta.. abraços

    Meu Blog:
    http://assistirfilmesepicos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir