segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Toda Forma de Amor - 2011

NOME ORIGINAL: Beginners
DIRETOR: Mike Mills
GÊNERO: Romance, Drama
ORIGEM: EUA
DURAÇÃO: 105 Min
ÁUDIO: Inglês
LEGENDA: Pt - Br
COR: Colorido
FORMATO: AVI
TAMANHO: 800 Mb

Olá galera! Depois de um grande tempo de hibernação, estou de volta, tentando manter o blog atualizado durante a ausência do Fafa, que retorna a postagem em Fevereiro (esperamos). Pra começar o ano, nada como um filme que questiona o que deixamos de fazer por medo, ou até, o que aprendemos com a atitude dos outros. Bem, ainda meio incompressível meu começo, mas, chegando a sinopse talvez as coisas fiquem um pouco mais claras.

Oliver, que acaba de perder seu pai, conhece a diferente mulher Anna. Ele carrega ainda uma amargura da perda e a herança de um cachorro que não consegue ficar sozinho. Por isso, ao entrar de cabeça nesse novo amor, Oliver é atacado por lembranças de sua infância, onde o amor não lhe parecia algo existente, e aos últimos anos de vida de seu pai, que ao ficar viúvo resolveu assumir sua homossexualidade e simplesmente ser feliz.

Dada essa história, vamos falar de alguns elementos que fazem do filme uma obra interessante o suficiente para posta-lo. Antes de mais nada, o cachorro não é simplesmente uma herança, é um comunicador, o alter-ego pessimista de Oliver que mostra a fraqueza. Da mesma forma que ele mentaliza as ideias do cachorro, ele conhece Anna, que a primeiro momento não fala, necessitando então da interpretação e do envolvimento que permite a Oliver se aproximar. Outro elemento curioso, é a investigação, ponto chave do filme, sobre o que é viver. Muito se fala sobre como mascarar sentimentos, como reter a autenticidade e do se perde ou se deixa continuar com isso. Essa é a mensagem do filme, criada por meio de lembranças, silêncios, desenhos e medos que tornam as pessoas fugidias e solitárias mesmo que em multidão. 

Essa ultima frase foi tão clichê que, perdoem-me, o filme peca em seu romantismo mas ganha em suas formas de se mostrar, não é uma sessão da tarde nem aqueles filmes que você irá assistir com um pote de sorvete na mão. Enfim, bom filme!


Um comentário:

  1. Ganhei o Selo Liebster e escolhi o seu blog como um dos cinco a quem devo repassar. É só ir no Convergência Cinéfila e pegar o selo no final da barra lateral. Depois repassa pra cinco blogs - que vc goste - com até 200 seguidores.

    Hilarius

    ResponderExcluir