quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Balada do Amor e do Ódio - 2011

Cineasta: Alex de La Iglesia
Origem: Espanha
Gênero: Drama
Áudio: Espanhol
Legenda: Português
Formato: Rmvb


Salve !!! Quanta demora pra esse blog ser atualizado. Contudo voltamos com o melhor filme feito esse ano, na minha modesta opinião, Balada de Amor e Ódio, premiado pelo festival de Veneza, inclusive. O filme conta a história de Javier, filho de um talentoso palhaço que foi obrigado a lutar na guerra civil e depois preso pelos rebeldes que venceram o confronto. Javier sofre muito com tudo o que acontece e parece não herdar o dom da família para se apresentar como palhaço Augusto, ou palhaço alegre, sendo assim vira palhaço triste por recomendação de seu pai. Só que ao ingressar no circo sua vida passa por sérios riscos, pois o palhaço alegre é um psicótico, apaixonado pela acrobata, que por sua vez encanta Javier. Esse triangulo desencadeia uma série de acontecimentos sangrentos e loucos.

O interessante é o pano de fundo de o diretor usa para contar a sua história, ele encaixa fatos reais no cotidiano espanhol, com a vida de seus personagens principais. O tema, circo, palhaços é de arrepiar qualquer espectador, alem de toda a magia que é reverenciada com um tom cômico, a figura central, o palhaço é tratada de forma sinistra, "se eu não fosse palhaço, seria um assassino", Coringa tem dois parceiros de crime e insanidade nesse filme. 

Não vou dizer que o longa é completamente perfeito, tem algumas falinhas de continuação, mas que são facilitadas pelas tomadas curtas, aonde o diretor revesa diálogos e ações de forma impressionante. A simbiose doentia que ele garante no triangulo amoroso carrega a trama em meio a todo um processo de mudança na Espanha, o que deixa tudo bem conduzindo e familiarizado.

Fotografia, direção de arte, impecáveis, tanto que o festival de Veneza concorda (hahaha), portanto não vou focar tanto essa parte, só vale comentar que por ser um filme de baixo orçamento, a qualidade é garantida. Sem muito mais o que comentar, espero que assistam, eu recomendaria no cinema, mas mesmo assim vou disponibilizar para download. Bom filme !!

3 comentários: