domingo, 6 de março de 2011

Batman - 1989

DIREÇÃO: TIM BURTON
GÊNERO: AVENTURA/HQ
ÁUDIO: INGLÊS
LEGENDA: PORTUGUÊS
TAMANHO: 479 MB
FORMATO: RMVB


Mais um sucesso do grande Tim Burton. Também não é pra menos, antes desse filme, só haviam feito coisas ridículas interligadas ao nome Batman, e mesmo longe do ideal, esse filme ficou como um clássico, respeitado por se aproximar das HQ's, embora nem tanto assim.

Falando de longas, essa foi a segunda adaptação de quadrinhos, a primeira foi Superman, que arrecadou grande sucesso, abrindo as portas para que Batman com um investimento de 35 milhões de dolares, arrecadasse 410 milhões como resposta, feito um tanto impressionante, principalmente para Jack Nicholson, a estrela do filme na pele do vilão Coringa, que teve participação nos lucros de bilheteria, esperto ele né ? Falando um pouco mais de Nicholson, a sua interpretação de Coringa chega a ser quase perfeita, ele realmente encarou toda a loucura que poderia, mesmo assim mantendo um ar de vilão respeitável, não poderia ser melhor, poderia ? Entretanto depois das produções do diretor Nolan, a coisa parece ter sido levada a outro patamar, já que Heath Ledger encarnou o mesmo personagem com uma maestria diferente, o Coringa dele é um verdadeiro psicopata, e sem raiz histórica para com o Batman, suas ações assim como as de Nicholson carregam o filme pra si, o que hoje da muito o que falar para os fãs de Batman, a maioria dos viciados em HQ's por exemplo, imortalizam a primeira versão, enquanto nós meros acompanhantes de filmes vemos Ledger como o grande Coringa das telonas.

Vamos voltar ao filme ok ? Acabei me perdendo em comparações. Esse longa teve grandes atributos, a direção criativa de Burton funciona e muito, com ângulos e tomadas sensacionais, como se não bastasse a música de Danny Elfman, que está sempre com Tim Burton, é fantástica, perfeita para o filme e ainda podemos falar da direção de arte, maravilhosa tanto que foi vencedora do Oscar. Ou seja tecnicamente é um filme perfeito, mas eu quero chegar em um ponto negativo com todos esses elogios, infelizmente é claro. O roteiro em certas horas é perdido, sem ênfase em nada, e com explicação alguma para determinadas ações, a vida do próprio Bruce Wayne é muito mal conduzida, o que determina para que o personagem seja meio apagado, diante do charmoso Coringa, e isso é importante, em vista do longa ter como protagonista o grande personagem das HQ's, em questão de filme, não se tornou algo ruim, contudo do ponto de vista objetivo, faltou explicações, faltou sentido para determinadas situações, pequenos buracos no roteiro. Sem contar na escolha meio bizarra de Michael Keaton, um herói baixinho, fraco, meio oposto ao Batman original. Contudo, Tim Burton salva sua tentativa com alguns elementos. Burton utilizou de todo o ambiente pesado, gótico e sombrio dos quadrinhos e os transferiu para este longa, onde Gothan City é suja, infestada de marginais, perto de um caos, isso de certa forma eleva a necessidade de um herói, e por tal motivo o homem morcego passou a ser mais respeitado, voltando a ter a dignidade dos quadrinhos, um ponto muito forte para esse filme.

Roteiro fraco, muito talento técnico, e ótimas atuações, marcam o primeiro Batman, méritos a Tim Burton e seus escolhidos, mesmo não agradando a todos, esse filme marca como um clássico, e não poderíamos deixar vocês fora disso. É isso, espero que gostem !!

DOWNLOAD

Um comentário:

  1. O comentário sobre os Coringas é interessante. Mas por mais que o Coringa de Ledger ser diferente, o de Nicholson se difere do original com base na origem.

    Enfim, o de Ledger apareceu com um detalhe do das Hq's: Como um personagem sem origem. Mas sem a finesse de um "Orson Welles do crime" coisa que o de Nicholson tinha.

    ResponderExcluir