sábado, 5 de fevereiro de 2011

Um Cão Andaluz - 1929


NOME ORIGINAL: Un Chien Andalou
DIRETOR: Luis Buñuel
GÊNERO: Surrealismo/Cinema Mudo
ORIGEM: Espanha
ÁUDIO: Mudo
DURAÇÃO: 16 Min
COR: Preto e Branco
FORMATO: FLV
TAMANHO: 83 Mb


Uma volta ao passado.

Um Cão Andaluz é simplesmente um marco no cinema e no movimento surrealista. Com a ajuda, no roteiro, do artista Salvador Dalí, o diretor Luis Buñuel estréia na sétima arte com esse curta que acaba por destruir a continuidade espaço-temporal (idéia que se aprofundou na chamada vídeoarte que teve ascensão só na década de 60).

Quando se vê um filme que causa espanto pelas ações das personagens, (como a cena mais famosa onde um homem, com uma navalha, corta o globo ocular de uma mulher) e que não existe um tempo linear que transmite sentido a montagem (mesmo que o diretor utilize a linguagem do cinema clássico como: os movimentos de câmera e o enquadramento várias vezes em “Closer” sobre a personagem em evidência, etc), o jeito é investigar os estudos que Buñuel e Dalí tiveram para encontrar a “chave” do filme.

Primeiramente, assim como a proposta do movimento Surrealista, o que instiga tais artistas a uma obra é o enigma do inconsciente. Obviamente também teve muito do estudo Freudiano sobre os sonhos, e é disso provavelmente que se trata, utilizando a idéia de realidade surrealista, na inserção de símbolos que, aparentemente, não se encaixam (formigas, cobras, bicicletas), a dupla criou um roteiro onírico com o intuito de fomentar ao espectador sensações que vagam do inconsciente. Enfim, um curta para ser assistido pela sua importância artística e, também, para se compreender (ou não?) o que vem a ser o Surrealismo.

Um comentário:

  1. Luis Buñuel meu predileto indispensavel ainda é anjo exterminador fala sobre aparencias e mascaras da alta sociedade mas não importa

    Gostei do Curta é exatamente isso que foi dito na descrição é bem SUREAL o-o

    ResponderExcluir