quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Blade Runner - 1982

DIREÇÃO: RIDLEY SCOTT
GÊNERO: FICÇÃO-CIENTÍFICA
ÁUDIO: INGLÊS
LEGENDA: PORTUGUÊS
TAMANHO: 363 MB
FORMATO: RMVB




Esse é um dos maiores clássicos do cinema Cult. Imaginem em 1982 com poucos recursos, a ousadia de transparecer uma visão negra e futurística de Los Angeles em Novembro de 2019, com tudo aquilo que se imaginava na época, carros voadores, tecnologia absurdamente avançada, contrastando com a precariedade da própria produção, por esse lado se observarmos hoje é digno de risada, mas o contexto do filme é brilhante. Possui toda uma critica ao desenvolvimento da sociedade, e suas formas de ser corrompida.



O filme possui uma estrutura narrativa simples. Rick Deckard (Harrison Ford), é caçador de replicantes, ou blade runner, destacado para “aposentar” um grupo de replicantes Nexus 6 que fugiram de onde estavam trabalhando. Sob o comando do replicante Roy Batty (Rudger Hauer), os Nexus 6 buscam prolongar seu tempo de vida. Apesar de serem tão ágeis, fortes e inteligentes quanto qualquer ser humano, os replicantes têm apenas quatro anos de vida.

Ao lado desta trama principal, podemos destacar uma trama secundária: o envolvimento afetivo de Deckard com Rachael (interpretada por Sean Young), replicante, secretária de Tyrel, dono da poderosa corporação industrial produtora dos Nexus 6 (Tyrel diz: “Nossa meta é o comércio. Nosso lema é mais humanos que os humanos’”).


Blade Runner é um filme de caçada humana, onde, de certo modo, todos buscam algo: Deckard busca encontrar os replicantes; mas percebemos também que ele busca a si próprio. E persegue o amor de Rachael, que está imersa na busca de sua identidade inexistente. E os replicantes Nexus 6 buscam desesperadamente ter mais tempo de vida. Enfim, Blade Runner é uma pequena odisséia de homens e mulheres, humanos e pós-humanos, em busca da sua identidade.



2 comentários:

  1. Filme excepcional. Um dos meus favoritos. Vale ressaltar que o livro que originou o filme é de 1968 (época em que era febre acreditar num futuro absurdamente dependende da tecnologia). E fica a questão: Será Deckard um replicante? Ridley Scott precisou de 2 versões posteriores para tentar responder.

    ResponderExcluir
  2. o Filme criou alguns clichês no cinema e isso torna ele otimo... a Vick já roubou tudo q eu tinha pra falar... pra quem gostar desse filme recomendo assistir Gattaca não tem muito haver mas o clima é quase o mesmo

    ResponderExcluir