terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Pulp Fiction - 1994

CINEASTA: QUENTIN TARANTINO
GÊNERO: POLICIAL
ORIGEM: EUA
ÁUDIO: INGLÊS
LEGENDA: PT-BR
DURAÇÃO:
154 MIN

COR: COLORIDO
FORMATO: Avi


Salve ! Tarantino outra vez, pois é ! Esse é o segundo filme dele, o primeiro é Cães de Aluguel, outro ótimo filme que eu já postei aqui. Aliás vale citar-lo pois a formula usada nesse segundo filme é absolutamente igual, contudo um pouco mais complexa. Imaginem, um filme contendo, violência, drogas, sexo com muita ação misturada com humor negro para enfeitar a história contada de forma totalmente não-linear. A pequena diferença está por conta que em Cães de Aluguel, Tarantino conta sua história por meio do Presente, com sucessões de flashbacks, enquanto em Pulp Fiction, não há realmente uma seqüencia, nos deixando meio perdidos, até que aos poucos todas as cenas encaixem.

Toda essa estética de montagem serve como esqueleto para contar três histórias do submundo do crime, sendo que todas elas possuem personagens em comum. Após uma pequena introdução onde um jovem casal de assaltantes conversa tranqüilamente sobre assaltos, Tarantino começa a contar sua primeira história: Vincent Vega (John Travolta, que por sinal fez sua melhor atuação no cinema) deve levar a mulher do chefão, Mia Wallace (Uma Thurman) para um jantar e fazer com que ela se divirta enquanto seu chefe vai para a Flórida tratar de negócios. A segunda história (já em forma não cronológica) trata do boxeador Butch (Bruce Willis), que é considerado velho para a profissão e recebe uma quantia em dinheiro de Marcellus (o grande chefão da história) para perder a luta, vale citar a aparição de do ator Cristhoper Walken (eu particularmente o admiro muito) com uma ponta na infância do boxeador. A terceira história foca o personagem Jules Winnfield (Samuel L. Jackson), com Travolta como coadjuvante, eles precisam devem limpar o carro após um assassinato acidentalmente violento no banco traseiro de seu carro, necessitando de ajuda, aonde Tarantino faz uma pontinha no filme . Assistindo, tudo vai indo completamente sem sentido e de maneira um tanto anormal. Entretanto, parando para analisar cada ponto de ligação de uma história para a outra, vemos que foi tudo muito bem pensado.

Vale lembrar que o roteiro ganhou o aclamado premio do Oscar, valorizando ainda mais essa grande obra de Tarantino. Outro ponto é John Travolta que volta ao cenário cinematográfico graças a sua impecável atuação nesse filme. É isso espero que gostem !!




2 comentários:

  1. "O problema do Tarantino é que muito cedo ele lançou sua obra prima" - meu tio sobre esse filme.

    Pulp Fiction é simplesmente DO CARALHO.

    ResponderExcluir