sábado, 15 de janeiro de 2011

Monty Python - O Sentido da Vida - 1983


DIREÇÃO E ROTEIRO: TERRY GILLIAM/ TERRY JONES
GÊNERO: COMÉDIA/ MUSICAL

ANO DE LANÇAMENTO: 1983
DURAÇÃO: 107 MIN
ORIGEM: UK
AÚDIO: INGLÊS
LEGENDA: PT - BR
FORMATO: RMVB
TAMANHO: 398 MB


Olá pessoal, resolvi começar por um filme um pouco mais antigo e completamente maluco.

Monty Python era a principio, apenas um programa humorístico passado pelo canal da BBC, mas com o sucesso da trupe, ganhou longas-metragens como "O Cálice Sagrado" e "A Vida de Brian", sendo o "Sentido da Vida" seu terceiro e ultimo longa mas, com uma característica mais similar ao do programa, já que, o filme é constituído por esquetes.

A pergunta feita logo na primeira cena é o que constrói todo o questionamento consciente ou não das personagens: "Por que?". Colocando como proposta desvendar o sentido da vida, Monty Phyton acaba por escrachar todos que a tentam entende-la e demonstram, ao desenrolar das histórias, que nada possui um sentido concreto. Para isso, as sete esquetes ganham forma passando por temas como religião, sexo, nascimento, morte, guerra, educação, etc... De um jeito irônico, inteligente, com uma linguagem completamente subjetiva e crítica e, acima de tudo, com a sutileza britânica que o torna mais interessante.
Entres as partes do filme, vale destacar por aqui o inicio, onde se confrontam as religiões e o uso da camisinha sendo que, para o católico: "Todo esperma é sagrado", valendo até uma musiquinha para defender essa idéia. A música de apresentação também é inesquecível e dou destaque principalmente à Parte IV - A meia idade, onde um casal vai ao restaurante e pede no lugar de um prato, uma conversa e o garçom acaba roubando a cena tendo de explicar sobre a filosofia e esclarecer para a "senhora" que não se trata de um esporte.
Enfim, o filme é lotado de mensagens, de humor e realmente não sobra muita coisa que não seja dita nele. Espero que gostem e, por favor, se alguém viu o peixe me falem, até hoje não encontrei! hehehe...


Nenhum comentário:

Postar um comentário