domingo, 30 de janeiro de 2011

Cidadão Kane - 1941


Cineasta: Orson Welles
Gênero: Drama/Suspense
Áudio: Inglês
Legenda: Português
Tamanho: 466MB
Formato: RMVB






Rosebud, palavra que abre e fecha esse clássico do cinema, além disso, revolucionário. O mundo em meio a uma guerra mundial e surge um filme criticando os meios de comunicações estadunidenses. Mais precisamente (apesar de Welles negar) o magnata da comunicação do país, William Randolph Hearst.

Muita gente deve conhecer também o documentário britânico, Muito Além do Cidadão Kane, que trata da mídia brasileira, focando-se no Roberto Marinho. Pois bem, tudo começou com esse filme.
O filme inova na narrativa, não-linear, traz diversos flashbacks e uma maquiagem incrível conforme os personagens vão envelhecendo. Orson Welles além de dirigir e escrever o roteiro é também o protagonista da obra.

Charles Foster Kane, um garoto de origem pobre, sua mãe o vende ao banco, isso mesmo. O banco trata de sua educação e adquire bens em nome do garoto, que irá assumir tudo ao completar 25 anos. Sua infância e o trauma da separação da família vão refletir pra sempre em sua vida, como podemos conferir no decorrer do filme.

Após completar a idade, ele tem em mãos centenas de empresas, mas se interessa por um pequeno jornal que foi tomado pelo banco para o pagamento de uma dívida. A história começa a tomar corpo a partir desse acontecimento, quando Kane, seu amigo Leland e Bernstein se mudam (literalmente) para o jornal.

Kane escreve uma carta de princípios para o jornal, prometendo sempre a verdade e defender sempre os interesses da sociedade. O jornal passa de 19 mil exemplares por dia para mais de 600 mil. Um pequeno jornal se torna na rede de comunicação mais poderosa dos EUA.

Poderá Kane manter seus princípios? E o que é Rosebud?

Já falei demais.



Um comentário: